Publicado em

Como cuidar da barba, confira nossas dicas para deixá-la impecável

Cuidar da barba é um exercício que requer dedicação e muita cautela no dia a dia. Um dos maiores erros cometidos pelos homens é fazê-la com pressa e sem muito cuidado com os pelos, e quando pior, sem cuidar da higiene da pele. Como resultado, a pele fica irritada, lesionada, e a barba mal feita.

Para uma barba bem feita, é necessário uma atenção especial na hora de se barbear, independente do tipo de barba que você seja adepto. Nesse sentido, a Tribus Jovem Cosméticos elaborou um passo a passo exclusivo com dicas para ajudar você a atingir um resultado perfeito, livre de irritações na pele e fios aparados de forma indesejada.

Como se barbear de forma correta:

Primeiramente, antes de se barbear, lave o rosto com água morna. Ao fazer isto, os poros se dilatam e os pelos se tornam mais macios, facilitando o barbear. Uma boa dica é barbear-se após o banho, ou aplicar compressas no rosto com toalha quente por aproximadamente 30 segundos.

Em seguida, é aconselhável utilizar óleo pré-barba, destinado a preparar os fios e a pele para o barbear. Feito isto, o próximo passo é aplicar o gel ou espuma de barbear, onde alguns produtos necessitam deixá-lo agir por aproximadamente dois minutos e outros agem imediatamente. Esse tipo de produto é indispensável, pois hidrata a pele e amacia os pelos.

Logo após, inicia-se o procedimento de corte com as lâminas. Seja navalha, barbeador descartável ou não, neste ponto todo cuidado é pouco: é necessário deslizar a lâmina no sentido em que os pelos crescem, e não contra eles. Dessa forma, evita-se os pelos encravados e as irritações na pele decorrentes do corte. Além disso, o ideal é utilizar no máximo até três tipos de lâmina em cada barbear. Outra dica é atentar para a região do pescoço, onde a pele é mais fina, e portanto é preciso mais cuidado nessa região.

Para finalizar, fazer uso da loção pós-barba é imprescindível. O pós-barba auxilia na proteção da área barbeada, que por conta do procedimento está mais sensível. Também tem função refrescante, além de antioxidante para amenizar irritações e hidratar a pele. O ideal é utilizar loções pós-barba livres de álcool em sua composição.