Publicado em Deixe um comentário

Desinfecção e esterilização – instrumentais para barbearias, salões de beleza e afins

Desinfecção e esterilização – instrumentais para barbearias, salões de beleza e afins

 

Os materiais plásticos tais como: pentes, escovas, espátulas e outros devem ser limpos previamente, enxaguados e depois serem desinfetados através de imersão em hipodorito de sódio 1% por 30 minutos, também pode se utilizar a fricção com álcool a 70%. Só através da esterilização podemos eliminar todas as formas de microorganismos(bactérias, fungos). Os alicates, espátulas de metal, tesouras de unha e outros instrumentos que podem eventualmente causar ferimentos, devem ser esterilizados. As formas recomendadas de esterilização para barbearias/salões de beleza são através da estufa autoclave.

 

Estufa – Esterilização através de estufa.

A estufa é um método para esterilização de instrumentais metálicos. Não é Possível esterilizar materiais plásticos ou outros materiais termossensíveis (sensível ao calor) como roupas e papel. Para uma efetiva esterilização dos materiais, a estufa deve ser mantida fechada ininterruptamente durante 60 minutos com a temperatura a 1700 C, ou 120 minutos com a temperatura a 1600 C, a porta não deve ser aberta neste período. A temperatura deverá ser controlada através de um termômetro de bulbo. O tempo de esterilização deve ser contado a partir do momento que o termômetro alcançar a temperatura escolhida. Todos os materiais devem ser esterilizados dentro de recipientes metálicos ou envoltos em papel alumínio. É importante que todos os materiais sejam identificados com a data de esterilização, pois esta tem a validade de sete dias. Os materiais esterilizados em estufa poderão ser armazenados para posterior utilização, desde que as embalagens não sejam abertas.

 

Autoclave Calor úmido  – Esterilização através de autoctave.

Este é o processo de esterilização indicado para a maioria dos instrumentos metálicos, tecidos e borrachas. Vapor saturado sob pressão. Validade da esterilização: sete dias, desde que a embalagem não tenha sido aberta. O perfeito funcionamento da Autoclave deve ser frequentemente confirmado. Siga corretamente as orientações do fabricante. Evitar abrir prematuramente a autoclave. Isto leva ao surgimento de ar frio no interior do compartimento do esterilizador, resultado em rápida condensação do vapor que irá depositar resíduos nos instrumentos, manchando-os. Evitar abrir a autoclave rapidamente. Deixe todo o vapor sair primeiro e o ciclo de secagem se completar. Evite exceder a temperatura e o tempo recomendado pelo fabricante para a esterilização, pois esta prática não melhora a qualidade da esterilização.

 

Importante

  • Lavar e secar cuidadosamente os materiais a serem esterilizados;
  • Ultra-violeta: Este método não é eficaz, portanto não deve ser utilizado.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code