Publicado em Deixe um comentário

Os cuidados e os risco ao fazer uma tatuagem: como cuidar da pele e evitar complicações

Fazer uma tatuagem se tornou algo muito comum entre as culturas, e alcançou o seu auge a partir dos anos 2000. Atualmente, a tecnologia permite fazer as tatuagens com maior precisão, durabilidade e higiene, e ano após ano as técnicas não param de se aprimorar. Contudo, tomar a decisão de fazer uma tatuagem é algo que deve ser levado a sério.

Após decidir por uma tatuagem, primeiramente, escolha um lugar de confiança para realizar o procedimento. O local ideal é aquele onde se utiliza a técnica adequada, associada à completa higiene e qualidade dos materiais, e isso será essencial para o resultado final. Antes de iniciar o processo, o tatuador deve limpar a pele da região a ser tatuada com álcool.

O aparelho para tatuar mais comum, atualmente, é a máquina de bobina, ou rotatórias híbridas, que trabalham através de um circuito eletromagnético, fator que causa menos dano à pele.

A última tecnologia lançada para tatuagens é a máquina pneumática. Esse aparelho é movido a gás e pode ser esterilizado em aparelhos de desinfecção, além de liberar um agente antimicrobiano toda vez que a agulha tocar em qualquer líquido. Essa máquina é considerada a ideal, pois é a única que previne qualquer risco de infecção pós-tatuagem.

Outro fator que também deve ser levado a sério na hora de fazer uma tatuagem é a região do corpo. Há locais em que não é recomendado tatuar, como as regiões onde há pintas. Locais onde a pele é mais fina, como tornozelos, mãos, pés e partes íntimas também não são os ideais, e são os locais onde a dor é maior.

Após realizar o procedimento, é hora de cuidar da tatuagem. É hábito dos tatuadores profissionais envolver a região tatuada com um filme plástico, e é o correto, pois ele irá atuar como um curativo fechado. Porém, o processo inflamatório na pele dura cerca de uma semana, e este filme plástico deve ser trocado durante este período.

Para a reconstrução da pele, o ideal é utilizar um creme à base de ácido dexpantenol por, no mínimo, duas semanas. Além disso, aplicar filtro solar diariamente é indispensável. Cuidar bem da sua tatuagem pode prevenir diversas complicações.

É possível remover uma tatuagem?
A tatuagem é um procedimento que introduz pigmentos na derme, a camada intermédia da pele. Portanto, se você se arrependeu de alguma tatuagem que fez, para removê-la, a técnica mais comum é a realizada com laser, mas também é possível através de métodos de abrasão, como as cirurgias.

Entretanto, nem sempre a tatuagem pode ser removida completamente. O resultado, assim como o número de sessões, varia conforme a cor dos pigmentos da tatuagem, da pele do paciente e também depende do processo utilizado para a remoção. O laser nanopulsado é o mais indicado, pois é menos agressivo e causa menos cicatrizes. Contudo, o procedimento de remoção de tatuagens costuma deixar sequelas, como cicatrizes ou manchas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code