Publicado em Deixe um comentário

Queda de cabelo – causas e tratamentos

Embora seja considerado normal perder alguns fios de cabelo durante o dia, a queda de cabelos em excesso é, sem dúvidas, um dos fatores que mais preocupam os homens ao longo da vida. Mas, afinal, quando chega a hora de começar a se preocupar com a queda de cabelos?

Os primeiros sinais de que a queda pode estar se tornando excessiva e, consequentemente, um problema, são as alterações no couro cabeludo, na espessura dos fios e na quantidade de fios que caem ao longo do dia e da noite. Normalmente, caem entre 50 a 100 fios por dia, e quando isso se torna um problema a quantidade aumenta consideravelmente. Devido a queda, o couro cabeludo se apresenta com maior espaçamento entre os fios, que também se tornam mais finos gradativamente.

Vários são os fatores que influenciam na queda de cabelo, sendo o principal deles a genética. Denominada alopecia androgenética hereditária, este problema se deve à quantidade excessiva de andrógenos, hormônios masculinos. Nestes casos, infelizmente, ainda não há tratamentos que eliminem o problema por completo, e os que estão disponíveis no mercado apenas retardam o processo.

Fatores emocionais também são os responsáveis pela queda de cabelo de muitos homens. Neste caso, denomina-se como alopecia traumática, e engloba o estresse do dia-a-dia, a depressão e outros possíveis traumas. Nestes casos, procure relaxar, manter-se calmo, e se possível procure auxílio médico ou psicológico.

As doenças também podem ocasionar a queda de cabelo excessiva. Alterações hormonais, como hipertiroidismo, problemas renais e tratamentos médicos como a quimioterapia são apenas alguns exemplos. A alimentação é outro fator que contribui para a queda de cabelos, principalmente pela falta de zinco, ferro e vitaminas do complexo B. Inclua na sua dieta alimentos como carne, grãos, cereais, ovos e laticínios. Estes alimentos contribuem para a saúde capilar.

Tratamentos químicos como tinturas e alisamentos, o uso constante do secador de cabelos, chapinha e água quente para lavar os fios também podem ser a causa da queda excessiva. Muita química enfraquece os fios, ocasionando a queda. Fique longe destas intervenções externas por um tempo para verificar se o problema cessa.

Procure manter-se sempre saudável. Pratique exercícios físicos regularmente, cuide da sua alimentação e do seu emocional. Muitas vezes, alguns simples cuidados com você mesmo no dia a dia podem evitar o problema da queda de cabelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code