Publicado em Deixe um comentário

Suplementos alimentares: Para que servem? Quando são indicados?

Com o objetivo de emagrecer, definir o corpo e ganhar massa muscular, a busca por suplementos alimentares cresceu de forma significativa nos últimos anos. Além destes benefícios, a suplementação alimentar contribui também para a saúde, pois melhora o desempenho em treinos e ajuda na quantidade certa de nutrientes que o nosso corpo precisa ingerir diariamente.

Contudo, consumir de forma errada os suplementos alimentares pode ser uma experiência frustrante, pois além de não proporcionar os resultados desejados, pode causar diversos problemas para o corpo. Isto geralmente ocorre pela falta de indicação e acompanhamento médico, associado ao uso em excesso dos produtos.

Atualmente, vários tipos de suplementos alimentares estão disponíveis no comércio, em forma de manipulação ou industrializados. Os mais comuns são os fabricados a base de proteínas, os termogênicos utilizados para acelerar o metabolismo, os queimadores de gordura e também os suplementos multivitamínicos.

A indicação só pode ser feita através de médicos ou nutricionistas. Os educadores físicos não estão aptos a realizar esta indicação, pois para o consumo correto é necessário avaliar alguns fatores, como a falta de nutrientes a serem supridos, o metabolismo, além do funcionamento e o preparo do corpo para a intensidade do exercício que será realizado.

 

Quando é indicado o uso de suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são importantes, geralmente, para pessoas que praticam exercícios físicos intensos regularmente, como é o caso dos atletas. Os suplementos irão ajudar na manutenção dos nutrientes no corpo, como proteínas e carboidratos, e através disso contribuir no desempenho da prática esportiva. Os que desejam apenas suprir as necessidades nutricionais também podem utilizar dos suplementos alimentares. Contudo, em ambos os caso, é indispensável seguir uma alimentação balanceada associada aos suplementos, além do acompanhamento médico ou nutricional.

 

Riscos para a saúde

Vale ressaltar, mais uma vez, que a auto indicação de suplementos alimentares pode trazer riscos para a saúde. Proteínas em excesso podem sobrecarregar órgãos como os rins e o fígado, além de causar e o desequilíbrio metabólico. A hipertrofia muscular e doenças cardiovasculares também podem ser adquiridas através de erros durante o consumo de suplementos. Portanto, o acompanhamento profissional durante o período de utilização dos suplementos alimentares é indispensável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code